Nosso Processo de Consultoria Empresarial

Desenvolvemos e implementamos projetos sempre com a metodologia adequada à realidade de cada cliente.
Prestigiamos os recursos humanos da empresa cliente, desenvolvendo programas de educação e treinamento, incentivando criatividade, qualidade e exatidão das informações.

Privilegiamos ainda o cliente, com a transferência das mais modernas tecnologias no campo da informação, gestão empresarial e competitividade nos negócios.

Cada projeto é composto por duas fases distintas.

São elas: Diagnóstico Empresarial e Redesenho e Automação dos Processos de Negócios.

1ª Fase – DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

O Diagnóstico Empresarial é uma radiografia, analisada e comentada por especialistas, da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos, dependendo da necessidade do Cliente.

O Diagnóstico permite, portanto, uma visão integrada e articulada da Organização, ou de apenas um problema específico, resultando em mais agilidade para superar obstáculos, melhorar o direcionamento dos investimentos, um posicionamento organizacional mais claro para maior mobilização e envolvimento das equipes nos objetivos esperados.

Cinco pontos importantes do diagnóstico poderão responder a seguinte questão:

O resultado empreserial obtido é compatível com os recursos utilizados?

1 – ONDE CENTRAR SEUS ESFORÇOS

Realizando estudos em profundidade da cultura, do clima organizacional e das atitudes do quadro gerencial em todos os níveis, o Diagnóstico mostra onde focar sua atenção em relação a seus Recursos Humanos e as políticas que afetam este pilar da estratégia. Para obtermos o quadro detalhado, conduzimos entrevistas estruturadas, aplicamos questionários, fazemos observações participativas e não-participativas in loco.

2 – ONDE ENCONTRAR AS CHAMADAS "PERDAS INVISÍVEIS"

As causas de perdas materiais e não-materiais resultantes de mau uso do tempo, demoras injustificáveis, falta de coordenação entre postos de trabalho, etc., que geralmente se ocultam, ficam evidentes – e quantificadas - quando no Diagnóstico realizamos a identificação e análise dos Processos-Chave e suas interações.

3 – QUAIS SÃO OS VERDADEIROS PROBLEMAS OPERACIONAIS?

Esta informação pode surpreender executivos que estão dedicando tempo, atenção e recursos a combater os sintomas pensando estar trabalhando o problema. O Diagnóstico produz e apresenta estudos específicos de produtividade, retrabalho, perdas de clientes, custos incrementais incorridos por problemas de qualidade e logística, grandes variações de produtividade, e muitos outros. Estudos exaustivos dos problemas encontrados permitem que o Diagnóstico possa também apresentar, documentadamente, as oportunidades de melhoria.

4 – ONDE HÁ VAZIOS DE ATUAÇÃO GERENCIAL

O Diagnóstico também identifica, por meio da Matriz de Atividades e Responsabilidades, os pontos em que é necessário mudar a atual forma de gestão, e sugere as estratégias e conteúdos de treinamento e desenvolvimento para os gestores das mesmas.

5 - QUANTO CUSTA RESOLVER OS PROBLEMAS, VERSUS MANTÊ-LOS

Acima de tudo, o Diagnóstico fornece informações precisas sobre o custo dos atuais problemas, quanto tempo levaria para saná-los com a equipe da INSIGHT SOLUTIONS, e a que custo. Estas informações permitem que seja feito o ROI (Retorno sobre o Investimento) de um projeto de Redesenho e Automação dos Processos de Negócios.

Portanto, o objetivo do Diagnóstico é verificar o nível de alinhamento dos recursos existentes com o objetivo estratégico da organização, e descobrir quais os pontos fortes e vulneráveis do uso desses recursos, e a melhor forma de aproveitar as oportunidades de, com esses recursos, aumentar a competitividade e possibilitar retorno acima da média para a Organização.

A Metodologia de Abordagem do Diagnóstico é não-invasiva, porque é desenvolvida em conjunto com a própria organização. Como meio de pesquisa são utilizados instrumentos próprios, que possibilitam analisar a adequação entre os processos e sistemas versus a infra-estrutura, equipamentos e recursos humanos existentes. Todas as informações colhidas são analisadas, compiladas, debatidas com as equipes e transmitidas ao cliente, através de reuniões semanais. Ao final do diagnóstico é elaborado um relatório contendo o planejamento de um Projeto de Redesenho e Automação dos Processos de Negócios, para implementação das melhorias, exploração das oportunidades e potencialidades existentes, com a finalidade de maximizar o retorno sobre a capacidade instalada da Organização.

2ª Fase – Redesenho e Automação dos Processos de Negócios

O produto criado pela Insight Solutions, "Redesenho e Automação dos Processos de Negócios", tem por objetivo tornar realidade palpável as melhorias e oportunidades potenciais identificadas na fase de Diagnóstico Empresarial, e contratadas pela organização cliente. Haverá sempre progressos contabilizáveis sobre os quais se calcula o Retorno sobre Investimento (ROI), mais os benefícios não quantificáveis que se fazem sentir na melhoria das atitudes em geral, no Clima Organizacional, na Motivação, etc. A racionalização de processos, com consequente redução do stress associado a um ambiente onde há algum nível de caos, costuma trazer alterações benéficas nos índices de absenteísmo, rotatividade da mão de obra e até acidentes no trabalho.

Aqui também a Metodologia de Abordagem é desenvolvida em conjunto com a própria organização cliente. O real envolvimento das equipes é fundamental para a implantação e perpetuação das mudanças, pois terão a anuência dos envolvidos. Para obter todas as vantagens apresentadas como possíveis, nesta etapa do projeto desenvolvem-se as seguintes atividades:

  • Alinhamento e adequação dos Processos ao Planejamento Estratégico da Organização;
  • Coordenação da Sequência Operacional dos processos centrais com os de apoio ao negócio;
  • Eliminação de processos, sub-processos, etapas e atividades que não agreguem valor aos negócios;
  • Racionalização de recursos necessários aos processos de negócio (pessoas, equipamentos e infra-estrutura);
  • Automatização total ou parcial eletiva de processos carentes de velocidade ou precisão;
  • Implementação de soluções sistêmicas pontuais que agreguem valor aos negócios;
  • Adequação da estrutura da empresa à nova realidade;
  • Redefinição de indicadores e métricas mais adequados à nova realidade;
  • Desenvolvimento dos manuais de procedimentos operacionais;
  • Treinamento e acompanhamento das equipes nos novos procedimentos;
  • Transferência da tecnologia aplicada às mudanças para a equipe envolvida;
  • Apontamento dos resultados obtidos com a implementação do projeto;
  • Desenvolvimento de procedimentos de auditoria da qualidade dos processos com a finalidade de obter a melhoria contínua dos mesmos;
  • Desenvolvimento e geração de Relatório para a quantificação dos progressos e identificação de novas oportunidades.