Este conjunto de módulos tem como objetivo controlar e sincronizar todas as demandas de materiais. Identifica a melhor oportunidade de atender as necessidades de compras monitorando indicadores do gerenciamento de Estoques e Custos pelo WMS (Warehousing Managemente System), e coordenando tudo isto com as demandas do Planejamento e Controle de Produção (PCP). Através desses módulos a empresa poderá minimizar seu capital investido através do gerenciamento efetivo do giro e níveis de estoque sem a ocorrência de rupturas.

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos Sistemas produtivos.

Os planos que servem de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas à linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.

Verificando o organograma da empresa, pode-se entender melhor a localização da produção em sua estrutura organizacional. Qualquer indústria pode dispor dessa estrutura. Vale ressaltar, contudo, que mesmo empresas semelhantes podem ter estruturas diferenciadas, dependendo de como cada uma está organizada.

A área industrial, comandada por um diretor, tem normalmente a ele subordinado o Setor de Produção e algumas de suas unidades de apoio, como Manutenção, Controle de qualidade, Setor de métodos e Desenvolvimento, Planejamento e controle de produção (PCP), custos e suprimentos. Todos têm sua importância e uma função específica.

Chão de Fábrica

O módulo Chão de Fábrica permite ao usuário planejar e monitorar as atividades executadas em cada centro de trabalho da fábrica e máquina, possibilitando uma visão integrada das operações realizadas, em execução e a serem processadas.

Apesar de ser componentizado, ele é dependente de outros módulos de Manufatura do Protheus, e recebe informações sobre Ordens de Produção para enviar aos reportes de fábrica.

O sistema permite o monitoramento de todo o processo fabril de forma dinâmica e integrada considerando a carga, utilização e ociosidade de cada máquina processadora. Permite ainda o gerenciamento e monitoramento dos resultados baseado em critérios como produtividade, eficiência, atrasos, qualidade, utilização, níveis de parada, motivos de refugo, desvio de tempo real/padrão entre outros, e, o correto dimensionamento destes componentes e a perfeita integração entre eles é fator de grandes reduções de custos de armazenagem.

Desenvolvedor de Produtos

O módulo Desenvolvedor de Produtos permite gerenciar a criação de novos produtos que futuramente são fabricados e comercializados pela empresa.

É um ambiente de desenvolvimento que possui funções semelhantes ao módulo Engenharia. Porém, utiliza uma base de dados à parte, não afetando ou poluindo a base original, onde estão cadastradas todas as informações de engenharia do produto.

As principais funcionalidades desse módulo são:

  • Desenvolver novas versões de um produto, controlando-as de forma separada;
  • Armazenar e consultar o histórico das versões desenvolvidas;
  • Avaliar a melhor versão de um produto desenvolvido antes da liberação do item para a Engenharia;
  • Gerar ordens de produção para protótipos;
  • Efetuar reservas de materiais para as ordens de produção para protótipos;
  • Avaliar o custo de fabricação de cada versão desenvolvida;
  • Controlar a aprovação da versão desenvolvida de um produto, tornando o produto aprovado um item normal da Engenharia.