Automação Residencial será algo indispensável em um futuro próximo

18/09/2020
Imagem: bialasiewicz, de envatoelements
Imagem: bialasiewicz, de envatoelements

Muitas pessoas que sonhavam em ter uma casa do futuro como nos desenhos dos Jetsons ou como naqueles filmes futuristas, agora estão tendo a oportunidade de realizar seus sonhos, graças à automação residencial "faça você mesmo" ou do inglês DIY " Do it yourself", esses produtos têm estado presentes nos lares de milhares de família brasileiras, segundo dados divulgados pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial) mostram que o mercado tem a projeção de crescer anualmente 11,35% entre 2014 e 2020, no mundo todo.

Com muitas opções,  preços baixos e com muita qualidade, eles são capazes de controlar: iluminação, ar-condicionado, portões de garagens, câmeras de segurança, alarmes de portas e janelas e deixando tudo integrado e podendo ser controlado através do aplicativo de celular ou  por comando de voz e permitindo com que as pessoas possam ampliar o sistema de forma progressiva e de acordo com seu bolso. Atualmente existem diversas marcas de fácil aquisição como a linha de produtos da Sonoff, Broadlink, TUYA, Zemismart, Positivo, GEONAV, EKAZA entre outras já no Brasil.

Quem tem aproveitado a infinidade de produtos são os clientes da Smartlite, empresa com sede em São Paulo. O CEO da Smartlite, o empresário e Youtuber Rodinei Silva, há algum tempo era responsável por desenvolver produtos para automação. Hoje, o CEO aposta alto nesse nicho de mercado, investindo e comercializando, em poucos meses, milhares de unidades desses produtos. Além disso, Rodinei utiliza o seu canal no YouTube para ajudar as pessoas a configurarem e entenderem melhor sobre essas tecnologias.

Um aparelho para controle de iluminação tem custos a partir de R$60,00 e com esse valor já é possível controlar por comando de voz através das famosas assistentes Amazon Alexa ou Google Home e também, é claro, pelo seu celular bastando apenas baixar os aplicativos recomendado pelos fabricantes.

Esses equipamentos são conectados à internet e entre si através da rede wi-fi  utilizando o roteador comum da casa não demandando comprar mais equipamentos para seu funcionamento além, é claro, de evitar obra ou quebra-quebra já que a comunicação é sem fio e geralmente a instalação é feita aproveitando a instalação atual da  residência. É possível também controlar de qualquer parte do mundo já que estão conectados na rede de internet. Na maioria dos casos eles são pequenos, como exemplo o Sonoff mini que controla iluminação cabe na caixa do interruptor de luz utiliza o mesmo para controle local da iluminação não alterando a funcionalidades do interruptor convencional e ainda é possível fazer ligação paralelas o famoso "Three Way" e até ligações intermediárias com 3 pontos de acionamento.

"Fico muito feliz em ver a automação residencial chegando a todas classes sociais. Há tempos atrás isso só era possível para uma classe mais rica. Hoje esse tipo de produtos tem proporcionado conforto e segurança e para algumas pessoas uma forma de ter uma renda extra, pois muitas pessoas que compram produtos da Smartlite, compram para revender e também instalar ganhando uma boa grana com isso, temos muitas histórias bonitas de pessoas ganhando dinheiro instalando os produtos na sua própria  comunidade, quem diria que um dia isso seria possível parece um sonho", conta Rodinei Silva.

Além de contar com tomadas controladas por wi-fi  que podem ser apenas plugadas e não demanda nenhuma intervenção técnica, o que tornar realidade o fato de ter seu café pronto logo pela manhã controlando sua cafeteira através dela. Também tem sensores de presença, portas e janelas que podem acionar as luzes e alarmes, e podem ser integrados a câmeras de segurança tornando o ambiente vigiado e mais seguro.

Vantagens da automação residencial "Faça você mesmo"
Não são apenas a comodidade e o conforto que têm destaque nesse tipo de automação residencial, tem também o fato do proprietário ter controle total para modificar ou alterar a configuração sem a necessidade de gastar com equipe técnica e ficar preso as empresas de automação convencionais, outro ponto positivo é o fato de qualquer pessoa com noção básica de eletricidade fazer a instalação, é claro tomando os devidos cuidados e desligando a energia geral para fazer. Mas mesmo que não consiga fazer por conta própria não necessita de um técnico muito capacitado já que tudo é feito de forma bem intuitiva para ser fácil e prático.

Estatísticas e Notificações
Outro ponto positivo é que alguns desses equipamentos ainda permitem estatística como: medir consumo de energia, registrar data e hora de acionamento e mandar notificações no seu celular, tendo tudo que um grande e robusto sistema de automação possui, mas com um preço muito inferior.

"Caso você necessitar abrir sua casa para algum prestador de serviço você poderá fazer a distância e acompanhar com a câmera ou caso necessite entregar a chave saberá exatamente quanto tempo levou o serviço e quando entrou e saiu o prestador, já que toda informação dos horários fica armazenada e pode ser consultada a qualquer momento, o que torna uma mão na roda para quem mora sozinho" conta Rodinei Silva.

Fonte: Terra