Covid-19 impõe mais investimentos em TI nas empresas brasileiras em 2021

05/02/2021
Imagem: mstandret, de envatoelements
Imagem: mstandret, de envatoelements

Os executivos líderes da área de tecnologia da informação estão otimistas com relação aos gastos com TI para 2021, segundo aponta dados preliminares de pesquisa da IDC apresentados durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira 4/2. Em encontro virtual com jornalistas, Denis Arcieri, country manager da IDC Brasil, explicou que a pesquisa, apesar de ainda não estar concluída, aponta que perto dos 55% dos respondentes afirmaram que esperam que os gastos gerais de TI da organização aumentem em 2021 em comparação com 2020.

“No início do ano passado, tivemos o maior otimismo da década, mas foi no pré-pandemia, com os executivos sinalizando que iam aumentar investimentos. Daí, veio a pandemia e seguimos monitoramos os sentimentos. O momento fundo do poço foi em maio e junho, quando de 60% das empresas que sinalizaram aumento de investimentos em TI caíram para menos de 30%”, explicou Arcieri.

Entre as prioridades de negócios em 2021 para impulsionar os investimentos em TI despontam: aumentar a produtividade da organização com 53%; redução dos custos da organização (45%); melhorar a aquisição e retenção de clientes (33%); balancear digital e físico na experiência do cliente e introduzir produtos e serviços novos e / ou aprimorados (ambos com 31%).

As principais mudanças decorrentes da pandemia, segundo explicou Denis Arcieri, foi que a TI ganhou uma maior relevância dentro das companhias. “A pandemia foi um grande acelerador de como os investimentos em tecnologia são vistos dentro das corporações. Percebemos uma mudança de comportamento para este ano”, disse.

Já com relação às principais iniciativas de TI para esse ano, a pesquisa preliminar apontou segurança de TI como a número um, apontada por 61%; seguida de inteligência (uso de big data, analytics, BI, IA, machine learning) com 52%; nuvem pública (IaaS e SaaS), com 43%; modernização do ERP com 32%, mesmo porcentual de experiência do cliente.

“Por esses números, pode parecer que nuvem perde a importância, mas não é a nossa interpretação. Na IDC entendemos que as companhias aumentaram a maturidade do consumo de nuvem. Quando fala em segurança, IA, ERP, estamos falando em nuvem. Assim, nuvem para de ser visto como item isolado, o que mostra uma maturidade”, esclareceu.

Expectativa de crescimento - Para este ano, a IDC espera um crescimento de 7,1% em tecnologia da informação e comunicação. Destrinchando por segmento, o mercado de hardware, software e serviços é o mercado que mais cresce, com 11,1%; seguido de TI empresarial com 9,7% (montante relativo a hardware, software e serviços, excluindo os produtos de consumo) e telecom com 1,9%, impulsionado pela maior demanda de serviços digitais.

Fonte: Convergência Digital