Software promete integrar todos os dados das fazendas

02/12/2020
Imagem: stevanovicigor, de envatoelements
Imagem: stevanovicigor, de envatoelements

A TOTVS, umas das maiores empresas de tecnologia e softwares do Brasil, lançou a plataforma Agro Conecta Dados, que promete reunir todos os dados gerados na fazenda, bem como de fornecedores, em um único sistema de gestão.

O sistema conta com inteligência aplicada, que permite centralizar as informações dos equipamentos e softwares utilizados no campo, com o objetivo de garantir maior eficiência e desempenho nas operações.

As aplicações da agricultura 4.0 têm melhor aproveitamento quando há integrações entre equipamentos e plataformas de gestão, pois apenas assim o produtor passa a ter controle e acesso aos dados de forma consistente.

Com a solução, é possível extrair os dados das máquinas e dos equipamentos agrícolas e conectá-los ao sistema de gestão. Ou seja, as informações processadas pelos tratores, colheitadeiras, drones e sensores passam a ser geridas automaticamente pelo ERP, como por exemplo dados de talhões, ordens de serviços, horas trabalhadas, alertas de equipamentos e dados de colheita.

Segundo a empresa, essa integração garante a integridade na coleta das informações para planejamento das fazendas e, com a gestão dos dados, ter um controle mais preciso dos custos da produção e análises preditivas que colaboram para o melhor gerenciamento das operações de campo.

São dados que permitem por exemplo a aplicação variável de agrotóxico para controle de pragas, colocando em prática o conceito de agricultura de precisão com o uso racional de insumos.

Além disso, é possível acessar de forma simples análises de produtividade e eficiência das máquinas e dos operadores, uma oportunidade de otimizar ativos e operações de manejo como pulverização, preparo, plantio e colheita.

A comunicação entre os equipamentos e o sistema de gestão é feita por meio de conexão com a internet. Vale ressaltar que, em caso de queda no sinal, os dados continuam sendo coletados e são atualizados assim que a conexão for restabelecida.

“Imagine o seguinte: uma única máquina agrícola pode gerar aproximadamente 1,5 milhões de registros por meio de seus sensores. Uma única plataforma processa, sintetiza e distribui esses dados dentro do sistema de gestão. O TOTVS Agro Conecta Dados se propõe resolver a integração dos equipamentos e os sistemas de diversos fornecedores”, destaca Angela Gheller, diretora da manufatura, logística e agroindústria da TOTVS.

Segundo ela, a comunicação entre equipamentos é feita por meio de APIs da TOTVS e, na medida em que se conectada com mais parceiros, a plataforma se torna cada vez mais abrangente, pois os dados são trabalhados de forma consistente e estruturada

A plataforma vem ganhando integração com diversos fabricantes de máquinas e de automação, permitindo coletar os dados de sensores e de sistemas agronômicos e meteorológicos, gerando resultados exponenciais ao produtor.

A solução pode ser contratada por assinatura e o valor da subscrição varia de acordo com o número de equipamentos conectados. Quanto maior o volume de máquinas, menor o valor individual da conexão.

Fonte: Age Evolution, com informações da Assessoria de Imprensa