Automação industrial: Dicas para evitar o descarte de equipamentos desativados

15/02/2021
Imagem: patruflo, de envatoelements
Imagem: patruflo, de envatoelements

A automação industrial vem se tornando um processo cada vez mais necessário. É esperado que esse mercado cresça 6,6% por ano até 2024, segundo dados divulgados pela Transparency Market Research.

Ligada à indústria 4.0, essa reestruturação tem como objetivo melhorar a produtividade dos processos através da tecnologia, como a inteligência artificial, internet das coisas e a computação em nuvem.

Nesse processo, além do aprimoramento da linha de produção através de novos softwares e equipamentos é necessário cuidar também das máquinas que serão desativadas.

Para evitar o descarte ou o custo com o armazenamento, a melhor opção é a venda desses ativos, que permite dar uma segunda vida ao equipamento, além de fornecer um valor para continuar investindo em melhorias.

O primeiro passo para realizar a venda desse maquinário é contratar uma empresa especializada que avalie todas as condições necessárias e ofereça auxílio em todas as etapas.

“O objetivo da EquipNet é facilitar o processo de venda e negociação entre comprador e vendedor, atuamos nesse mercado a mais de 20 anos e temos a expertise de conduzir esse gerenciamento em diversos segmentos industriais.

Além de conseguirem realizar a venda de forma mais rápida, o vendedor também consegue maior retorno financeiro”, afirma a gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet, Roberta Bosignoli.

Após escolher a empresa especializada que ficará encarregada por todos os trâmites de venda, é feita uma visita à fábrica para avaliar os equipamentos e depois disso, junto com o cliente, é definido o valor para o maquinário.

“Nós participamos ativamente de todo o processo e trabalhamos para escolher o melhor canal de vendas que traga mais retornos para o cliente.

Nosso marketplace possui uma divisão por categorias como tipo de equipamentos, indústria e região, facilitando ainda mais o encontro pelo comprador ideal”, afirma.

Segundo Roberta, os equipamentos usados são uma ótima oportunidade para empresas que buscam avanços, mas não possuem dinheiro para investir em itens novos.

“A vida útil das máquinas industriais costuma ser muito longa, por isso na maioria dos casos elas se encontram em ótimas condições de uso e podem ser muito benéficas para outros segmentos.

Nosso papel é justamente encontrar e conectar vendedor e comprador, trazendo solução e vantagem para ambos”, reforça.

Fonte: Jornal Contábil, com informações da EquipNet