Automação, pandemia e o empreendedorismo

12/02/2021
Imagem: LightFieldStudios, de envatoelements
Imagem: LightFieldStudios, de envatoelements

Ao longo dos anos a automação vem tirando o emprego de milhares de pessoas, é verdade que novos empregos surgem, entretanto, não no mesmo ritmo que são extintos. A automação busca justamente produzir mais sem o auxílio do homem, produzindo desemprego ou mudanças de carreira.

No ano de 2020 nos deparamos com a pandemia da Covid-19 que afetou toda a economia mundial, todos tiveram que se reinventar, os processos de mudanças aceleraram, o economista Ricardo amorim chama esse processo de grande aceleração e afirma que demos um salta na automação de pelo menos 5 anos por causa da covid-19. O que era uma tendência ganhou ainda mais força com a necessidade de distanciamento entre pessoas, e as máquinas ganharam ainda mais espaço em nossas vidas.

Por mais desafiador que seja o atual cenário, creio que há sempre uma saída. Nossa espécie sempre foi empreendedora e tecnológica, creio que da mesma forma, os que terão suas atividades extintas ou absorvidas pelas máquinas aprenderão novas habilidades, ou por vontade própria ou pelo puro instinto de sobrevivência.

Dentre as milhares de alternativas que apareceram, fruto da criatividade humana, quero expor uma das mais fascinantes que conheço, o empreendedorismo, abrir seu próprio negócio é uma excelente alternativa para driblar o desemprego e na maioria das vezes dá um salto na qualidade de vida de quem empreende e de todos que estão próximos.

Não permita que as atuais mudanças lhe assustem, lembre-se que você pode ir muito mais longe empreendendo, criando seu próprio negócio e criando empregos para outras pessoas. A automação pode ser o empurrão que você estava precisando para virar empresário.

Empreenda, mude a realidade em sua volta, e se você não sabe por onde começar converse com um consultor de negócios, ele lhe auxiliara nas melhores decisões na fase inicial do seu novo empreendimento, aumentando as chances de sucesso e fazendo com que você ganhe tempo na implantação e crescimento do seu novo negócio.

Fonte: Administradores.com, escrita por Jonas Rocha