Com dedo da Apple e da Amazon, padrão aberto de automação doméstica deverá chegar em 2021

09/09/2020
Imagem: halfpoint, de envatoelements
Imagem: halfpoint, de envatoelements

Lá se vão quase nove meses desde que ouvimos falar pela primeira vez sobre o Projeto Casa Conectada sobre IP (Project Connected Home over IP), um novo padrão aberto de automação doméstica desenvolvido em conjunto pela Apple, pelo Google, pela Amazon e pela Zigbee Alliance — que reúne gigantes do segmento como a IKEA, a Samsung SmartThings, a Signify e a Legrand.

Pois hoje, enfim, temos novidades sobre a empreitada. Em uma nova postagem no seu site oficial, a Zigbee anunciou que o projeto continua em desenvolvimento e poderá ser lançado para o consumidor final no ano que vem — as especificações gerais do padrão serão liberadas já no fim de 2020, para que as fabricantes possam se preparar.

O texto detalhou também em quais tipos de dispositivos o padrão focará, ao menos inicialmente. Eles incluem aparelhos de elétrica e iluminação (lâmpadas, tomadas, plugues, interruptores), termostatos, ar-condicionados, controles de acesso (como fechaduras inteligentes e portas de garagem), sensores e sistemas de segurança, cortinas e protetores de janelas, televisores e pontos de acesso — outras categorias poderão ser adicionadas futuramente, com o desenvolvimento posterior da tecnologia.

Da época do anúncio original até hoje, outras empresas juntaram-se à empreitada — o número de companhias participantes cresceu de “algumas dúzias” para 145 membros ativos no desenvolvimento do padrão, incluindo quatro novas parceiras estratégicas: a ASSA ABLOY, a Resideo, a STMicroeletronics e a Tuya. Ou seja, fica evidente que o projeto está atraindo atenções de todo o mundo tecnológico e dos segmentos de construção e equipamentos domésticos.

O Projeto Casa Conectada sobre IP já tem um repositório no GitHub, e a Zigbee prometeu trazer mais novidades sobre o padrão nos próximos meses. Fica a torcida para que tudo corra bem, portanto.

Fonte: Macmagazine, com informações do The Verge (escrita por Bruno Santana)