Nokia e WEG lançam projeto para desenvolver a Indústria 4.0

08/03/2021
Imagem: cookelma,de envatoelements
Imagem: cookelma,de envatoelements

A Nokia e a WEG Brasil, fabricante máquinas elétricas, firmaram parceria e lançaram o projeto Open Lab WEG/V2COM para acelerar o desenvolvimento de soluções para a Indústria 4.0, usando a plataforma Nokia Digital Automation Cloud (DAC). O projeto ainda conta com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A iniciativa utilizará o Nokia DAC para validar a qualidade e o valor econômico das soluções desenvolvidas por meio da parceria.

Este projeto com a WEG é o mais recente exemplo do uso de wireless privado 5G da Nokia para implementar a Indústria 4.0 no Brasil, através de nosso papel como fornecedor líder e parceiro de tecnologia

Segundo informações, a plataforma autônoma (SA) Nokia DAC 5G oferece largura de banda alta e confiável, rede privada de baixa latência, recursos de computação de ponta local, serviços de voz e vídeo, bem como um catálogo de aplicativos. É uma plataforma compacta e fácil de implementar, composta por equipamentos de rede, um sistema de monitoramento de operação baseado em Nuvem e conectores industriais que facilitam a conectividade de protocolo padrão e específico do setor.

O projeto colaborativo de um ano será realizado em um ambiente de produção real na fábrica da WEG em Jaraguá do Sul (SC). Os resultados serão combinados com outros estudos independentes conduzidos pela Anatel, que está examinando casos de uso de negócios para redes sem fio 5G privadas.

A planta funcionará como um laboratório onde uma rede 5G privada será testada juntamente com uma rede convencional de operadora de telefonia móvel. Diversos casos de uso práticos e avançados para a Indústria 4.0 serão desenvolvidos para verificar os ganhos de produtividade que a solução pode trazer, possibilitando a consolidação de modelos consistentes para aplicações em projetos de automação industrial.

Visando a tecnologia pós-pandêmica e as melhores condições de uso do 5G, serão avaliadas duas radiofrequências: uma abaixo de 6 GHz e a mais alta, entre 27,5 GHz e 27,9 GHz. Um instituto de pesquisa independente analisará o desempenho de cada um.

“Este projeto com a WEG é o mais recente exemplo do uso de wireless privado 5G da Nokia para implementar a Indústria 4.0 no Brasil, através de nosso papel como fornecedor líder e parceiro de tecnologia. Através de nossa tecnologia, estamos trazendo aumento de produtividade para uma miríade de setores no cenário pós-pandêmico crítico e estamos comprometidos em atender às várias demandas do setor, incluindo treinamento de alta qualidade de pessoal, nosso projeto com OpenLab Senai e casos de uso como os que estão sendo testado e aplicado pela WEG”, disse Marcelo Entreconti, Head of Enterprise para a América Latina da Nokia.

Fonte: Infor Channel, escrita por Carlos Ossamu