Produtividade de safra de cana do Centro-Sul fica estável em junho ante 2021/22, afirma CTC

29/07/2022

A produtividade média dos canaviais colhidos em junho no Centro-Sul se manteve estável em relação ao ciclo anterior, indica o boletim De Olho na Safra, divulgado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). O índice teve variação de menos de 1%, passando de 78 toneladas de cana por hectare em 2021/22 para 77,5 toneladas de cana por hectare em junho de 2022.

No acumulado da safra, a produtividade da região também está bastante similar à observada no ciclo anterior, com variação negativa de aproximadamente 2% (de 76 toneladas por hectare nesta safra, ante 77 toneladas por hectare em 2021/2022).

Já a qualidade da matéria-prima colhida no mês de junho – medida pela concentração de açúcar total recuperável (ATR) – foi inferior em praticamente todas as regiões do Centro-Sul na comparação com 2021. Na média, os canaviais da região estão com cerca de 5 kg de ATR por tonelada de cana a menos do que na safra passada, o que representa uma variação negativa de aproximadamente 4%.

Segundo o boletim, o destaque positivo do período foi a região de São José do Rio Preto (SP), que registrou ganho de produtividade de quase 7% no acumulado da safra atual em relação ao mesmo período de 2021/2022. O bom resultado da região se deve ao maior volume de chuvas e da colheita de canaviais mais jovens, segundo o CTC.

Já o destaque negativo permanece sendo Mato Grosso do Sul, que teve retração de aproximadamente 20% na produtividade acumulada desta safra em relação à anterior. A queda no rendimento se deve à falta de chuvas entre novembro de 2021 e março deste ano, período de crescimento e desenvolvimento da cultura.

“Também é importante destacar que mais de 27% da cana total colhida no acumulado da safra foram canas acima de quinto corte, fator que também causa uma diminuição na produtividade”, pontua o boletim.

Fonte: novacana