TOTVS automatiza o chão de fábrica em tempo real com nova solução em parceria com PPI-Multitask

28/07/2015 - Atualizado em 29/07/2015 : 14:48
Imagem retirada de http://www.ppi-multitask.com.br/empresa
Imagem retirada de http://www.ppi-multitask.com.br/empresa

Seguindo a estratégia de ser cada vez mais essencial aos seus clientes, a TOTVS lança o TOTVS MES powered by PPI-Multitask, solução que complementa o portfólio da companhia voltado ao segmento de Manufatura, para a automação completa do chão de fábrica. O objetivo é, diante de um cenário desafiador, viabilizar o aumento da produtividade e a redução significativa de gargalos da produção. A oferta ocorre por meio da parceria com a PPI-Multitask, companhia especializada há 27 anos em softwares de automação para a indústria.

O TOTVS MES (Manufacturing Execution System) automatiza a coleta de dados das máquinas da fábrica, permitindo o apontamento online de ordens de produção, consumos, paradas, inspeções de qualidade e ocorrências de manutenção. Tudo balizado em informações precisas e por meio de indicadores de desempenho apresentados em tempo real para facilitar e tornar a sua gestão mais assertiva. O software faz a leitura dos sensores das máquinas e, por monitoramento constante, identifica gargalos, como falta de matéria-prima, perda de ritmo ou uma parada inesperada, gerando alertas às áreas de apoio para a rápida resolução do problema.

Por contar com integração nativa ao software de gestão da TOTVS, a solução garante uma troca transparente de dados e elimina o apontamento manual da produção. Dessa forma, além de não demandar um profissional dedicado a essa tarefa, a tecnologia também mitiga possíveis erros no registro e transcrição das informações, que passam a ser enviadas automaticamente ao ERP.

O TOTVS MES também viabiliza o controle do consumo real e do estoque em processo, incluindo a rastreabilidade dos lotes de matérias-primas. Com isso, além de manter as operações em perfeito andamento e reduzir as diferenças de inventário, a empresa consegue fomentar a sua produção por meio da gestão online da eficiência dos equipamentos.

Além disso, com a norma do Bloco K no Sped Fiscal, que, a partir de janeiro de 2016, estabelece a obrigatoriedade da entrega de dados sobre o controle quantitativo da produção e do estoque de mercadorias, as empresas do segmento precisarão estar mais atentas quanto à acuracidade das informações transmitidas. Será imprescindível garantir o perfeito registro das diversas etapas, como o consumo específico padronizado, as perdas e as substituições de insumos para todos os produtos fabricados. Dessa forma, contar com uma tecnologia especializada nos processos de melhoria contínua e no atendimento às regras do setor figura um importante diferencial competitivo para as empresas assegurarem a manutenção sustentável dos seus negócios.   

“A precisão dos dados obtidos por meio do TOTVS MES permite o correto planejamento e administração do chão de fábrica, tornando a gestão mais ágil e assertiva. Nosso objetivo é apoiar as indústrias para que tenham uma operação sólida e um crescimento contínuo dos seus negócios”, finaliza Vladimir Michels, diretor do segmento de Manufatura da TOTVS.

Fonte: Blog TOTVS